Combinação dos factores de produção

 1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rAYynb4G0NPZtRIdiNBghPV7J5mmgND9DJ3xdr-D3tM/edit?usp=sharing
 
Q4 representa o nível de produção otimo porque corresponde ao CTM (custo total médio). que é igual a CTM=40.75
2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rAYynb4G0NPZtRIdiNBghPV7J5mmgND9DJ3xdr-D3tM/edit?usp=sharing
  A curva do CF está reta exatamente por ser fixo. A curva do CV porque varia para mais e o CT é a soma do CF e do CV oque justifica a sua curva

3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rAYynb4G0NPZtRIdiNBghPV7J5mmgND9DJ3xdr-D3tM/edit?usp=sharing
custo marginal justifica-se com o custo adicional decorrente da produção de 1 unidade adicional. O CMg desce na fase inicial, atinge um ponto mínimo e depois sobe. Importa observar que o CMg cruza com o CVM e o CTM quando estes atingem o seu ponto mínimo.
4. Indica a combinação óptima de factores correspondente aos salários de 5 e ao custo da capital de 5,5 completando a segunda imagem deste post.
A combinação ótima de fatores correspondentes aos salários de 5 e ao custo de capital 5,5  é a letra C pois apresenta o menor custo entre os outros. 
A solução dessa equação indica a combinação de trabalho e capital que minimiza custos para um dado nível de produção.
5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da actividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.
As economias de escala é quando um aumento dos factores produtivos provoca um aumento mais do que proporcional no nível de produção, uma redução dos custos com o nível de produção explica a concentração da actividade económica num número reduzido de empresas. Quando o volume de produção aumenta, podem existir economias em edifícios, equipamentos, administração, vendas, publicidade

6. Demonstra que a concentração das empresas ocorre nos sectores com mais elevados custos fixos, recorrendo à lei das economias de escala.
As economias de escala é quando um aumento dos factores produtivos provoca um aumento mais do que proporcional no nível de produção. Logo qaunto mais elevado o custo fixo for uma empresa a mesma mostra mais concentração.
7. Relaciona as (des)economias de escala com a curva do custo médio.
As economias de escala fazem o custo médio cair com o aumento da produção, enquanto as deseconomias de escala fazem o custo médio subir. A curva de custo médio tem formato "U", com a parte descendente mostrando as economias e a parte ascendente as deseconomias de escala.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei dos Rendimentos Decrescentes